5 tipos de abraçadeiras e suas utilidades

Ter abraçadeiras em casa, ou no trabalho, pode ser uma ótima solução para diversas situações.

E engana-se quem pense que só existe um tipo desse item, com utilidades limitadas, já que é possível encontrar vários modelos no mercado, com utilidades e funções variadas.

Hoje, separamos 5 exemplos de modelos de abraçadeiras, bem como suas características e utilidades, para que você saiba exatamente a qual comprar, para suprir suas necessidades.

Ficou interessado no assunto? Então leia até o final, para ficar por dentro de todos os detalhes!

A história das abraçadeiras

Hoje em dia, existem diversos modelos e tamanhos de abraçadeiras, voltadas para todo tipo de serviço manual.

Outra característica das abraçadeiras de hoje em dia, é que é possível encontrar modelos dos mais diferentes materiais.

No entanto, as primeiras abraçadeiras eram feitas exclusivamente de metal, e por seu alto custo, logo foram descartadas.

Até que o item chegasse à popularidade que tem hoje, seu criador Maurus C. Logan, teve que testar diversas ideias, em meados de 1958.

A ideia do inventor se deu quando, ao visitar uma fábrica de aviões, observou que os cabos eram amarrados com cordas de cera.

Apesar de ser eficaz, esse processo causava sérias feridas nas mãos dos trabalhadores, e foi então que Logan decidiu tentar mudar essa situação, criando as primeiras abraçadeiras, que foram evoluindo até chegar ao que conhecemos hoje.

Tipos de abraçadeiras e suas características e utilidades

Agora que você já conhece a história desse item tão útil e nosso dia a dia, vejamos 5 modelos diferentes, suas características e as principais utilidades atribuídas a cada uma.

Com essas informações, você será capaz de escolher o modelo certo para seu próximo projeto, garantindo o melhor uso de suas abraçadeiras!

1.Abraçadeiras de Nylon

Esse é, sem dúvidas, o modelo mais conhecido de abraçadeiras hoje em dia. As abraçadeiras de nylon podem ser utilizadas tanto para uso industrial, quanto doméstico.

Depois de fechada, ela não se abre mais, ficando travada e sendo necessário o corte para que se solte, garantindo máxima eficácia.

Dentre as utilidades desse tipo de abraçadeira, podemos citar:

  • Fixação de cabos;
  • Fixação de tubos hidráulicos;
  • Organização de luzes de natal;
  • Fazer o lacre de embalagens, sacolas, bolsas e malas;
  • Fechamento de portas de armários;
  • Organização de materiais em geral.

Além disso, as abraçadeiras de nylon possuem um ótimo custo-benefício, sendo uma ótima opção para se ter sempre em casa ou no trabalho.

2.Abraçadeira de metal

Por oferecer uma maior resistência e durabilidade, as abraçadeiras de metal são amplamente utilizadas em projetos de construção civil.

Ela também oferece um excelente custo-benefício, especialmente para quem está construindo, e precisa de muitas unidades.

Ela também é muito segura, pois oferece a possibilidade de fixação de forma a não se soltar, além da capacidade de ser soldada, fazendo com sua meta se una em uma única massa, sendo resistente até mesmo a altas ou baixas temperaturas.

3.Abraçadeira tipo U

A principal característica da abraçadeira tipo U é que ela necessita de dois parafusos, para garantir seu funcionamento adequado.

Depois de fixada, a abraçadeira em U resiste até mesmo a altos torques, sendo muito utilizada na fabricação e manutenção de veículos.

Por ser feita de metal, ela pode resistir a temperaturas extremas, sem perder a durabilidade, o que faz desse modelo um dos mais seguros do mercado.

É possível observar o uso desse modelo em obras dos mais variados segmentos, como shoppings, supermercados e até prédios.

4.Abraçadeira tipo D

Esse modelo é bastante similar ao listado acima, no entanto, para garantir seu funcionamento, a abraçadeira tipo D necessita de somente um parafuso para sua fixação.

Muito utilizada em indústrias, principalmente para fazer a fixação de tubos elétricos e hidráulicos, esse modelo, depois de devidamente parafusado, resiste a quantidades absurdas de peso, sem se soltar ou afrouxar a fixação.

5.Abraçadeira para tubos

Para fazer esse tipo de fixação, é possível utilizar diversos modelos, a depender das circunstâncias em que o material se encontra.

As abraçadeiras de tubo mais indicadas, são aquelas que utilizam um ou dois parafusos para se fixar, garantindo que o material não irá se soltar com o tempo.

O ideal, é reservar um espaço, de até 3 metros, entre uma abraçadeira e outra, para garantir uma maior resistência do trabalho. Além disso, é necessário avaliar a incidência de água no local, para que não haja oxidação do material, e desgaste com o passar do tempo.

E então, qual desses 5 modelos de abraçadeiras você mais usa? Compartilhe essa matéria com seus amigos, para que todos saibam qual o modelo ideal para cada tipo de serviço!

 

Redacao como fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *