Tipos de telhas – aprenda aqui sobre cada um deles!
Aprenda aqui sobre todos os tipos de telhas existentes e qual é o melhor pra você!
Na hora de construir ou reformar o telhado de sua casa, você pode se deparar com uma grande dúvida na hora de escolher qual o tipo utilizar. É grande o número deles e aqui você aprende quais existem e o melhor para você.
Em muitas construções só se escolhem as telhas e o telhado no final, quando elas já estão quase prontas. Mas é muito importante que a cobertura já esteja planejada desde o início. Outros fatores importates a se atentar previamente é a inclinação recomendada pelo fabricante da telha, para que evite incomodações como a mudança do tempo – calor excessivo ou ventanias – e garantir que as bordas das telhas estejam fixadas à estrutura da contrução.
Aprenda de forma simples sobre os diferentes tipos de Telhas
Os principais tipos de telhas são: cerâmico, concreto, amianto (fibraciamento), metálicos e ecológicas.
O telhado cerâmico é o mais comumente utilizado. São também conhecidas como telhas de barro e é a opção mais antiga que se encontra. Já na época colonial, eram feitas pelos escravos em suas coxas, depois deixadas no sol para secarem e passava-se então óleo de baleia ou betume. Essa escolha é uma das mais bonitas, trazendo consigo o conforto térmico necessário e uma ótima vedação.
A melhor opção é a escolha daquelas revestidas sinteticamente de fábrica, garantindo ao material maior proteção e durabilidade. Existem ainda as telhas naturais, as esmaltadas – que podem mudar sua coloração com o tempo – e as vetrificadas. Estas últimas são mais resistentes e evitam a atuação bacteriana, fuligem ou até mesmo sujeira. Os modelos mais comuns de telhas cerâmicas encontradas são: coloniais, francesas, portuguesas, romanas e outras.
Já as telhas de concreto garantem maior durabilidade e conforto térmico e permitem economizar na estrutura pois requer menor madeiramento. Seu maior problema é sua necessidade de manunteção anual, pois são pesadas, porosas e mais sucetíveis à umidade. Por isso é importante sua impermeabilização. Os tipos de telhas disponíveis variam bastante sua coloração e formas, algumas não disponíveis com material cerâmico. Dependendo do resultado visual e/ou térmico desejado, as telhas de concreto permitem maior inclinação.
As telhas de amianto ou fibraciamento são muito mais baratas, mas também mais perecíveis e não trazem muito conforto térmico. Sua principal vantagem é a inclinação pequena permitida. Suas opções varaim nos formatos e grau de ondulação, como as que imitam as telhas coloniais. Elas são muito resistentes à ventanias, pois geralmente são aparafusadas à estrutura.
As telhas metálicas são normalmente utilizadas quando é necessário a cobertura de grandes vãos, indicadas, por exemplo, para a construção de galpões. Em muitos casos elas não permitem o conforto térmico.
As telhas ecológicas atendem às mais recentes preocupações com o desenvolvimento sustentável e utilizam fibras naturais recicláveis, mantendo a qualidade dos demais materiais. Elas necessitam passar pela regulamentação da ABNT, o que garante sua durabilidade e resistência.
Aprendeu? Viu como não é tão complicado? Se ficou alguma dúvida, deixe seu cometário ou pergunta!
Aprendido sim, artigo claro e interessante, duvidas esclarecidas.
Camila.