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Voo cancelado: o que fazer se ocorrer com você

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O voo atrasado ou cancelado, geralmente, causa transtornos. Porém, na maioria dos casos o passageiro tem direito a uma compensação.

Principais motivos para cancelamento

Cancelamento por mau tempo

Conforme estão as condições do tempo, os aeroportos podem ser fechados, devido a impossibilidade de realizar pousos ou fazer decolagens.  

voo cancelado

Sumiço de passageiros

Quando descobre-se que um passageiro que despachou sua bagagem não embarcou, ele é procurado a bagagem pode viajar sem o dono. Dessa forma, as empresas impedem que cargas suspeitas sejam enviadas nos voos.

Manutenções imprevistas

Os defeitos nas aeronaves são a segunda maior causa de atrasos dos voos, com responsabilidade das empresas aéreas.

Problemas com as conexões

O passageiro que estiver com o voo atrasado, sendo que a sua próxima conexão é a única que existe para dar prosseguimento com a viagem, o avião precisa esperar pelo passageiro por até uma hora.

Overbooking

O overbooking pode ocorrer por causa de uma troca de aeronave imprevista com a junção ou cancelamento de voo, venda de um número de passagens maior do que a quantidade de assentos disponíveis, atraso de passageiros e acomodação daqueles que perderam a conexão.

Quais são os direitos dos passageiros com atraso ou cancelamento de voo?

Se um passageiro é prejudicado por voo cancelado, ele deve recorrer a companhia aérea ou a agência de viagem em que retirou a passagem. Porém, existem certos direitos que ele possui e deve exigir.

Direito com atraso de mais de 1 hora

Receber da companhia um meio de comunicação, como telefone e wifi, para avisar sobre o atraso.

Direitos com atraso de mais de 2 horas

Receber da companhia um meio de comunicação, como telefone e wifi, para avisar sobre o atraso.

Receber um voucher para alimentação.

Direitos com atraso de mais de 4 horas

Receber da companhia um meio de comunicação, como telefone e wifi, para avisar sobre o atraso.

Receber um voucher para alimentação.

Obter acomodação ou hospedagem, e transporte de ida e volta ao aeroporto.

Direitos para passageiros com atraso no aeroporto de partida

Receber o reembolso integral, com a tarifa de embarque.

Escolher e remarcar o voo para uma outra data e horário.

Embarcar no próximo voo da empresa com o mesmo destino.

Ter assistência material.

Direitos para passageiros com atraso no aeroporto da escala ou conexão

Receber reembolso integral e retorno para o aeroporto de origem sem qualquer custo.

Receber reembolso do trecho não percorrido, com a permanência no local. 

Embarcar no próximo voo da empresa para o mesmo destino.

Ter assistência material.

Terminar a viagem com outro tipo de transporte.

Escolher e remarcar o voo para uma outra data e horário.

Direitos para passageiros com cancelamento no aeroporto de partida

Receber reembolso integral, junto da tarifa de embarque.

Receber reembolso integral e retorno para o aeroporto de origem sem qualquer custo.

Embarcar no próximo voo da empresa para o mesmo destino.

Ter assistência material.

Escolher e remarcar o voo para uma outra data e horário.

Direitos para passageiros com cancelamento no aeroporto de escala ou conexão

Receber reembolso integral, junto da tarifa de embarque.

Receber reembolso do trecho não percorrido, com a permanência no local.

Escolher e remarcar o voo para uma outra data e horário.

Receber reembolso integral e retorno para o aeroporto de origem sem qualquer custo.

Embarcar no próximo voo da mesma empresa ou outra para o mesmo destino (nesse caso com assistência).

Terminar a viagem com outro tipo de transporte (com assistência).

Quando os direitos não são respeitados

Se os direitos do consumidor não são respeitados e o problema não é solucionado, o passageiro deve procurar por uma empresa que possa ajudar. Por isso, é importante guardar todos os comprovantes que podem ser necessários, como cartão de embarque, comprovantes de gastos com alimentação, comprovante de gasto com comunicação, comprovante com gasto em transporte, comprovante de hospedagem, documentação sobre o compromisso que não pode comparecer, etc.

 

Obs.: é muito importante ficar de olho nos painéis de informações e nos avisos sonoros no aeroporto para não perder as informações sobre atraso, cancelamento de voo e troca de portão de embarque. 

Caso achar necessário, o passageiro deve procurar pela companhia aérea para obter mais informações.


Veja também os seus direitos na ANAC 

 

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Sobre Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

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