Colesterol HDL – entenda o que é o colesterol bom e como melhorar o seu!



Nem todo colesterol é vilão. Conheça o colesterol que faz bem para sua saúde.

Quando você escuta a palavra colesterol qual a primeira coisa que vem em mente? Coisa ruim né? É comum ouvir falar do colesterol como algo que faz mal para o coração. Pois bem, mostraremos que não é exatamente assim. Existe em nosso corpo o colesterol HDL ou como é conhecido “colesterol bom” e quanto mais dele melhor!

O que é colesterol?

colesterol

O colesterol é um tipo de lipídio (gordura) produzido em nosso organismo, e existem dois tipos, o LDL “ruim” e o HDL “bom”. Ele está presente em alimentos de origem animal (carne, leite integral, ovos etc.) e auxilia na produção de hormônios e vitamina D. Porém, em excesso no sangue, o colesterol LDL pode se depositar nas artérias e provocar seu entupimento, aumentando o risco de desenvolver doenças do coração. Agora que entra em ação o colesterol HDL.

O colesterol HDL

 

As moléculas HDL quando estão circulando na corrente sanguínea captam parte do “colesterol ruim” que está em excesso no sangue – faz uma limpeza – e o transporta até o fígado, e lá ele é transformado em bile (líquido que auxilia na digestão da gordura).

Como aumentar o bom colesterol (HDL)?

 

Depois de conhecer sobre o colesterol bom, iremos avaliar os alimentos que contribuem para o aumento dele.

TOMATE: Composto de antioxidantes que protegem as células e de tom vermelho (que previne o endurecimento das artérias) melhora o colesterol bom. Como usar? Prefira assado ou em forma de molho.


CASTANHAS E AMENDOIM: Apresentam gorduras que são fundamentais para o funcionamento do organismo. Apesar de calóricos, têm ação antioxidante, diminuem o colesterol e evitam a formação de placas de gordura no sangue. Como usar? Não consuma o alimento com sal, açúcar ou frito. 2 unidades de castanha ou 1 colher de sopa de amendoim.

CHOCOLATE AMARGO: Não se assustem, é isso mesmo. O chocolate amargo possui antioxidantes que reduzem a pressão arterial e os riscos de doenças cardiovasculares. A maior concentração de cacau protege as artérias e eleva o bom colesterol. Como usar? Prefira sempre a versão amarga. 40 gramas (tablete pequeno) por dia.

AZEITE E ÓLEOS VEGETAIS: Seus ácidos graxos ajudam prevenir doenças cardíacas reduzindo o colesterol ruim e aumentando o bom. Como usar? Consuma em temperatura ambiente. 2 colheres de sopa.

Além desses alimentos também existem outros que auxiliam no aumento do bom colesterol. Como: Alimentos integrais, aveia, soja, chá verde, alho, abacate, iogurte, sardinha, entre outros. Lembrando sempre que todos devem ser consumidos com moderação. Outra dica é fazer exercícios físicos regulamente e evitar o tabagismo.

Níveis de Colesterol

colesterol hdl

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os níveis ideais de colesterol no sangue devem ser:

Bom Colesterol (HDL): Acima de 35mg/dL de sangue

Mau Colesterol (LDL): Abaixo de 130mg/dL de sangue

 

Você tem ou teve problemas com colesterol ou conhece alguém que já passou por isso? Conte para nós como foi o procedimento para a melhora e deixe sua dica também. Até mais!

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

About Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

One comment

Deixe seu comentário:

Seu email não será divulgado. Campos obrigatórios marcados com * *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>