COMO FAZER O DESCARTE DE AUTOPEÇAS USADAS?

Você sabe onde descartar peças de carros que não lhe servem mais? Continue a leitura deste artigo para saber mais!

É muito importante buscar, sempre, pelo desenvolvimento sustentável e uma forma, entre as diversas possíveis, de promover isso é por meio da reciclagem, a qual visa o reaproveitamento dos materiais descartados, originando novos produtos ou uma nova matéria-prima que possa ser usada em diversos outros ramos civis ou industriais.

A reciclagem é possibilitada, também, no que diz respeito aos objetos descartados de automóveis, dada pela opção de reusar peças ou pela transformação delas em outros materiais.

Por isso, é muito importante o descarte correto das autopeças usadas e bateria automotiva, visto que, somente em locais próprios, há a possibilidade de determinar o destino que cada peça tomará.

O descarte correto de autopeças usadas é fundamental para o meio ambiente, sendo responsabilidade do proprietário do veículo.

Portanto, se você precisa se desfazer de alguma peça ou qualquer outro material que faz parte do seu automóvel, busque os locais corretos para isso.

Não se deve descartar esses objetivos ou substâncias em qualquer lugar!

Lembre-se: é dever de todos zelar pela preservação e pelo cuidado do meio ambiente, tomando atitudes que contribuam para a sustentabilidade.

A seguir, você verá algumas dicas, as quais podem te ajudar a tomar as melhores decisões quando for preciso “se livrar” de peças que não serão mais úteis para você!

4 DICAS PARA O DESCARTE DE AUTOPEÇAS

  1. ATENTE-SE AO TIPO DE MATERIAL

Cada tipo de material tem o seu destino específico, isto é, a borracha do pneu será utilizada, por exemplo, como matéria-prima para o asfalto, o aço da carcaça do carro ou o metal do motor será reaproveitado para a fabricação de panelas, etc. Nesse sentido, fazer a separação desses materiais e descartá-los corretamente é de suma importância para o meio ambiente, pois, assim, é evitado que eles vão para locais indevidos e que acabam sendo esquecidos por lá.

Se você não possui lugares, próximos do local onde vive, em que há companhias de descarte responsável ou centro de desmanche regulamentado, você pode levar até aos revendedores originais/oficiais.

  1. CUIDADO COM OS LÍQUIDOS

Existem muitos óleos e outros fluidos usados nos automóveis, os quais são tóxicos e prejudiciais ao meio ambiente e, também, a saúde humana. Diante disso, o descarte dessas substâncias deve ser ainda mais prudente. O primeiro passo é armazenar esses líquidos em um recipiente propício, evitando qualquer tipo de vazamento. Depois, esses resíduos devem ser levados a instituições regulamentadas ou até a companhia de saneamento local, pois, essas áreas possuem os recursos, devidos, para o refino e para o reaproveitamento de parte dos compostos que constituem esses fluidos. Além disso, o filtro de óleo deve ser levado a esses mesmos lugares.

  1. LEVE AS BATERIAS AOS REVENDEDORES ORIGINAIS

Chumbo, mercúrio e ácido sulfúrico são alguns dos componentes presentes na composição das baterias dos carros. Essas substâncias são tóxicas, o que prejudica o meio ambiente e traz problemas para a saúde do homem, também. Então, o descarte das baterias deve ser feito com muita cautela e o ideal, para isso, é levá-las de volta ao lugar onde foram compradas/fabricadas.

  1. PROCURE OFICINAS MECÂNICAS OU CENTROS DE DESMANCHE:

Geralmente, as oficinas mecânicas e os centros de desmanches legais possuem o costume da realização de todo o procedimento de descarte de peças inutilizáveis. Diante disso, uma boa opção é levar suas autopeças até lá para serem avaliadas, pois, às vezes, aquela peça pode servir para outros carros, sendo utilizadas como autopeças usadas ou autopeças seminovas. Caso contrário, serão enviadas aos locais de reciclagem, como o de costume.

CONCLUSÃO

Visando a preservação do meio ambiente e da saúde humana, o descarte de autopeças deve ser realizado de forma adequada e cautelosa, visto a diversas componentes que podem ser tóxicos. Existe lugar certo para cada tipo de material ser descartado!

Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *