Recomendações para o uso da Ayahuasca

O chá de Ayahuasca ou chá do Santo Daime é uma bebida utilizada, tradicionalmente, em rituais religiosos, espirituais e sagrados, pelos povos indígenas amazônicos milenares.

No entanto, a partir do século XX, o uso da Ayahuasca foi levado para outras religiões, por meio do sincretismo, como são os casos do Santo Daime, da União do Vegetal e da A Barquinha.

O fator que mais chama atenção no que diz respeito ao uso dessa bebida é o efeito, significativamente, poderoso sob a mente humana, visto possuir propriedades químicas e farmacológicas responsáveis pela ativação de algumas regiões cerebrais adormecidas.

Em vista disso, o indivíduo, ao ingerir esse chá, sofre uma espécie de expansão ou ampliação do subconsciente, o que gera a formação de imagens e de sons os quais são considerados, por muitos, visões místicas, espirituais e realísticas.

No Brasil, quando a finalidade é religiosa, o consumo da Ayahuasca é permitido, diante algumas regras, pelo Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (CONAD).

Existem alguns efeitos colaterais àqueles que ingerem o chá de Ayahuasca, como: náuseas, vômitos, diarreia, taquicardia, convulsões, hipertensão, alucinações, sensação de medo e ansiedade, euforia e, muito pouco frequente, mas não impossível, quando há predisposição genética, sintomas de esquizofrenia.

Não são todas as pessoas que podem fazer o uso da Ayahuasca e não se deve consumir esse chá sem tomar alguns cuidados importantes.

Confira, a seguir, algumas recomendações para quem deseja fazer o uso desse chá!

RECOMENDAÇÕES QUANTO AO USO DO CHÁ DE AYAHUASCA

cha de ayuhasca

  1. ÁLCOOL

É proibido fazer o uso da ayahuasca quem ingeriu bebida alcoólica no dia da cerimônia do ritual em questão ou até 3 dias antes. Além disso, é recomendado que, no dia seguinte, ainda não seja ingerido álcool, haja vista que as substâncias presentes nesse chá estarão agindo no corpo do indivíduo.

  1. AMBIENTE

No dia da sessão ou cerimônia em que se usa o chá de Ayahuasca, é importante procurar ambientes calmos, tranquilos e agradáveis, principalmente, no dia seguinte, visto os efeitos químicos e farmacológicos presentes nessa planta, que deixam a pessoa mais sensível fisicamente e psicologicamente.

Portanto, evitar excessos, buscar áreas para meditação e mais naturais é fundamental.

  1. MEDICAMENTOS

Indivíduos os quais fazer uso de remédios antidepressivos (inibidores da recaptação da serotonina ou da IMAO), como, por exemplo, fluoxetina, citalopram, paroxetina, sertralina, tranilcipromina e outros genéricos, não podem participar de sessões de Ayahuasca, visto a possibilidade de causar danos à saúde da pessoa.

  1. DOENÇAS DE CARÁTER MENTAL/PSICOLÓGICO

Pessoas com algum sintoma ou doença de caráter mental e psicológico não devem fazer o uso da Ayahuasca, isto é, aqueles que já tiveram algum episódio/histórico de surto psicótico, internação psiquiátrica ou que estejam tomando outros tipos de remédios, como remédio para emagrecer (anorexígenos), não são recomendados a fazerem sessões com esse chá.

  1. ALIMENTOS

No dia anterior e no dia da sessão deve-se evitar consumir qualquer tipo de carne (frango, porco, boi, vaca, salame, peru, presunto, peixes) e qualquer outro tipo de proteína de origem animal e vegetal. Isso porque existem alimentos que interagem com a Ayahuasca de uma forma que pode ser prejudicial a saúde, gerando, por exemplo, hipertensão.

Além disso, é recomendo que a refeição seja feita por volta de 2h antes da sessão de chá de Ayahuasca.

CONCLUSÃO

Existem propriedades farmacológicas na Ayahuasca que podem prejudicar a saúde física ou mental do indivíduo, caso em contato com alimentos, bebidas ou remédios específicos. Outro ponto a ser ressaltado é que aqueles que possuem um histórico de problemas mentais ou psicológicos não devem fazer o uso dessa bebida, visto a possibilidade do agravamento ou o retorno desses sintomas. É importante consultar um médico e/ou pessoas especializadas antes de utilizar o chá de Ayahuasca.

Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *