Recomendações para o uso da Ayahuasca
O chá de Ayahuasca ou chá do Santo Daime é uma bebida utilizada, tradicionalmente, em rituais religiosos, espirituais e sagrados, pelos povos indígenas amazônicos milenares.
No entanto, a partir do século XX, o uso da Ayahuasca foi levado para outras religiões, por meio do sincretismo, como são os casos do Santo Daime, da União do Vegetal e da A Barquinha.
O fator que mais chama atenção no que diz respeito ao uso dessa bebida é o efeito, significativamente, poderoso sob a mente humana, visto possuir propriedades químicas e farmacológicas responsáveis pela ativação de algumas regiões cerebrais adormecidas.
Em vista disso, o indivíduo, ao ingerir esse chá, sofre uma espécie de expansão ou ampliação do subconsciente, o que gera a formação de imagens e de sons os quais são considerados, por muitos, visões místicas, espirituais e realísticas.
No Brasil, quando a finalidade é religiosa, o consumo da Ayahuasca é permitido, diante algumas regras, pelo Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (CONAD).
Existem alguns efeitos colaterais àqueles que ingerem o chá de Ayahuasca, como: náuseas, vômitos, diarreia, taquicardia, convulsões, hipertensão, alucinações, sensação de medo e ansiedade, euforia e, muito pouco frequente, mas não impossível, quando há predisposição genética, sintomas de esquizofrenia.
Não são todas as pessoas que podem fazer o uso da Ayahuasca e não se deve consumir esse chá sem tomar alguns cuidados importantes.
Confira, a seguir, algumas recomendações para quem deseja fazer o uso desse chá!
RECOMENDAÇÕES QUANTO AO USO DO CHÁ DE AYAHUASCA
-
ÁLCOOL
É proibido fazer o uso da ayahuasca quem ingeriu bebida alcoólica no dia da cerimônia do ritual em questão ou até 3 dias antes. Além disso, é recomendado que, no dia seguinte, ainda não seja ingerido álcool, haja vista que as substâncias presentes nesse chá estarão agindo no corpo do indivíduo.
-
AMBIENTE
No dia da sessão ou cerimônia em que se usa o chá de Ayahuasca, é importante procurar ambientes calmos, tranquilos e agradáveis, principalmente, no dia seguinte, visto os efeitos químicos e farmacológicos presentes nessa planta, que deixam a pessoa mais sensível fisicamente e psicologicamente.
Portanto, evitar excessos, buscar áreas para meditação e mais naturais é fundamental.
-
MEDICAMENTOS
Indivíduos os quais fazer uso de remédios antidepressivos (inibidores da recaptação da serotonina ou da IMAO), como, por exemplo, fluoxetina, citalopram, paroxetina, sertralina, tranilcipromina e outros genéricos, não podem participar de sessões de Ayahuasca, visto a possibilidade de causar danos à saúde da pessoa.
-
DOENÇAS DE CARÁTER MENTAL/PSICOLÓGICO
Pessoas com algum sintoma ou doença de caráter mental e psicológico não devem fazer o uso da Ayahuasca, isto é, aqueles que já tiveram algum episódio/histórico de surto psicótico, internação psiquiátrica ou que estejam tomando outros tipos de remédios, como remédio para emagrecer (anorexígenos), não são recomendados a fazerem sessões com esse chá.
-
ALIMENTOS
No dia anterior e no dia da sessão deve-se evitar consumir qualquer tipo de carne (frango, porco, boi, vaca, salame, peru, presunto, peixes) e qualquer outro tipo de proteína de origem animal e vegetal. Isso porque existem alimentos que interagem com a Ayahuasca de uma forma que pode ser prejudicial a saúde, gerando, por exemplo, hipertensão.
Além disso, é recomendo que a refeição seja feita por volta de 2h antes da sessão de chá de Ayahuasca.
CONCLUSÃO
Existem propriedades farmacológicas na Ayahuasca que podem prejudicar a saúde física ou mental do indivíduo, caso em contato com alimentos, bebidas ou remédios específicos. Outro ponto a ser ressaltado é que aqueles que possuem um histórico de problemas mentais ou psicológicos não devem fazer o uso dessa bebida, visto a possibilidade do agravamento ou o retorno desses sintomas. É importante consultar um médico e/ou pessoas especializadas antes de utilizar o chá de Ayahuasca.