Como fazer ponto cruz
Não sabe fazer ponto cruz? Pois vamos te ensinar agora mesmo, de forma fácil e prática.
A técnica de bordado em Ponto cruz é muito antiga. Na verdade, não temos a data correta, mas historiadores dizem que a arte de bordar vem desde o tempo das cavernas, quando nossos ancestrais utilizavam o bordado em formato de cruzinhas para costurar as peles de animais. De lá para cá muita coisa aconteceu. O bordado agora não é só coisa de nossos avós e os jovens tem a cada dia se interessado mais pela técnica. Um exemplo disso no Brasil é o artesão Wagner Reis, de apenas 27 anos, que tem diversas aulas no Youtube.
Como fazer ponto Cruz
Se você está começando a pensar em iniciar na arte de bordar ponto cruz, temos algumas dicas para você na escolha dos materiais necessários:
1 – Escolha um tecido de boa qualidade – Geralmente o tecido para bordar Ponto Cruz é o Aida, que é uma telinha bem fácil para contar os quadradinhos necessários ao bordado. Outro tecido que é muito usado ultimamente é o Étamine, o mais popular dos tecidos para bordado.
2 – Escolha a linha para bordar – Dentro da evolução do ponto Cruz, temos hoje em dia uma infinidade de linhas com mais de centenas de cores disponíveis. As mais utilizadas são as da Anchor, que não debotam e tem as cores bem vibrantes.
3 – Escolha gráficos de ponto cruz fáceis no começo – Como qualquer trabalho artesanal, é preciso ter paciência no começo. Então, utilize gráficos fáceis de fazer, gráficos simples, até pegar o jeito e ir para os bordados mais complicados e, geralmente, mais lindos por serem utilizadas muitas cores.
Como encontrar Gráficos de Ponto Cruz
Graças à internet, você pode encontrar os mais variados e lindos gráficos de Ponto Cruz para salvar no seu computador ou para imprimir sem precisar gastar nada com isso. Um exemplo é o site de ponto Cruz PontoCruz.me que tem centenas de gráficos de ponto cruz gratuitos para você escolher e bordar separados por temas como Natal, Cozinha, Infantis e monogramas.
Aprenda a ler o gráficos de Ponto Cruz
Veja a imagem abaixo e entenda como ler os gráficos de Ponto Cruz para iniciar os seus bordados:
Gostaram das dicas pessoal? Dúvidas podem deixar nos comentários!