BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Como fazer seu cachorro te obedecer: dicas de adestramento

Quando o assunto se refere a educar o seu cãozinho, ou melhor, adestrá-lo, o primeiro passo é entender como a cabeça dele funciona. Tenha a consciência de que o seu cão é mais inteligente que você pensa e as atitudes que ele tomará são apenas reflexo do comportamento de seu dono.

 

O adestramento de cachorros segue a premissa básica de uma teoria psicológica chamada ‘behaviorismo’. Ela é baseada na ideia de que um comportamento reforçado leva a outro: idêntico ou contrário. Sendo assim, se o seu cachorro andou aprontando, sua atitude é o que irá definir se ele irá repetir o ato ou não. Além disso, vale destacar que o melhor período para o adestramento é enquanto o cão ainda é filhote, afinal, é durante esse período que os seus hábitos estão em constante ‘desenvolvimento’ e construção. Mas sabemos que isso nem sempre é possível, e mesmo assim, não perca as esperanças: há sim como adestrar um cão adulto.

Antes de começarmos com as dicas é importante ressaltar que o adestramento não pode, de modo algum, incluir os seguintes atos: bater no animal, deixá-lo de ‘castigo’ sozinho, prendê-lo, gritar ou se exaltar de outros modos com ele ou deixá-lo longe dos outros membros da casa, evitando o contato.Vamos conhecer algumas dicas de adestramento de cães?

 

Como fazer o meu cãozinho fazer truques?

cachorro levantando a patinha

Se você gosta quando o seu cão vira a cabecinha para você ou coça o focinho com a pata, o primeiro passo é observar. Quando ele fizer, dê a ele um petisco e mostre-se satisfeito com a sua atitude.

 

Outro método para adestrar nesse sentido é ficar segurando um petisco bem em frente ao focinho dele. Para que ele se sente, levante a mão até que ele canse e perca a vontade de pegar a comida, sentando-se. Se você quiser que ele deite, abaixe a mão até que ele fique completamente no chão. E seja forte: só dê o petisco caso ele acerte o seu ‘comando’.

 

E para ele parar de latir?

 

Essa é difícil, não é mesmo? Isso porque latir é um instinto natural do seu cão – ele terá essa atitude sempre que estiver agitado. Se você tem um cão de apartamento e ele começou a latir, por exemplo, o melhor método de fazê-lo parar é chamando a sua atenção para outra atividade que exija tanta energia quanto. Além disso, sair para passear também é sempre uma boa alternativa para que ele se acalme.

 

Como não pular nas pessoas

 

As visitas mal chegam em casa e lá está o seu cãozinho em cima delas – mesmo daquelas que têm alergia. O que fazer? Simples: assim que o seu cachorro pular, pise em sua coleira ou jogue um pouco de água na direção do rosto dele – neste caso, tome cuidado com o focinho. O incômodo fará com que ele imediatamente pare e que, com o passar do tempo, compreenda que a atitude não é correta.

 

Além disso, outra dica é pedir para que o ‘alvo’ da pulada imediatamente se vire de costas, uma vez que assim estará fazendo exatamente o contrário do que o cão busca com essa atitude: atenção. Ao se sentir ignorado, o cão logo irá parar.

 

E para não roubar comida da mesa?

cachorro-roubando-comida-da-mesa

Você está jantando com a sua família quando o cão chega e pega algo da mesa. Estressante, não é mesmo? E saiba que a bronca não é o suficiente para repreender esse comportamento, uma vez que tudo o que ele vai entender por essa atitude do dono é: “uau, essa comida está realmente deliciosa”.

 

E a única forma de impedir que essa atitude volte a acontecer é: associar o ato com algo verdadeiramente ruim. Uma ótima artimanha é enrolar uma ponta de fio de nylon em um dos pratos da mesa, amarrando a outra ponta em uma lata no chão cheia de moedas. Assim que o cachorro atacar, o barulho na lata fará com que ele assuste, evitando tomar a mesma atitude posteriormente.

E para fazer xixi e/ou cocô corretamente?

 

Aqui está um dos grandes problemas para os donos de cães – principalmente dos filhotes. Para que as necessidades parem de ser realizados inapropriadamente, a repreensão deve ser imediata e no próprio local onde o erro foi cometido.

 

E se você não conseguiu ver o cão fazendo a necessidade no ato, e só reparar no xixi quando estiver andando pela casa, brigar não vai adiantar nada– mesmo que você o leve no local e mostre o xixi. Não, ele não vai associar o ocorrido com a bronca, desista.

 

Quando você perceber que o seu cão está precisando fazer xixi ou cocô, pare na hora o que estiver fazendo e leve o seu cão ao ambiente correto para tal. Quando ele finalmente acertar, dê valor a isso, dando-o muito carinho!

 

Quero que o meu cão para de cavar o jardim!

cachorro-cavando-jardim

Algumas raças de cachorros também adoram escavar o jardim, fazendo com que ele fique cheio de buracos para todos os lados. O motivo para o ato é simples: seu cão está ansioso ou nervoso com algo.

 

A melhor forma de fazer com que ele pare com a atitude é levando-o para passeios com maior frequência. Se esse não for o problema e se ele não parar, repreenda-o no ato.

 

E se mesmo com essas atitudes o seu cão não parar de escavar o quintal, o melhor a ser feito é enterrar o cocô dele nos locais onde ele costuma cavar. Os cães são animais higiênicos, e por isso, não vão querer ficar próximos aos seus próprios dejetos.

 

Como fazer ele parar de subir no sofá?

cachorro no sofa

Você está assistindo um filme no sofá e logo o seu cão aparece, também em cima dele, para “lhe fazer companhia”.

 

Se você não quiser dividir o espaço da cama ou do sofá com o seu cão, sempre que vê-lo subindo, pegue-o no colo, retire-o do lugar e diga firmemente: ‘Não’. Mas caso você queira que ele fique perto, porém, não em cima do sofá, chame-o. Se ele tentar subir, não permita. E é claro: dê um petisco para agradá-lo.
Se você adotou um cachorro recentemente e quer saber mais dicas de como adestra-lo, veja esse post do MelhorAmigo.Dog


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Um comentário

  1. Eu tenho um labrador, o Thor, que tem pouco mais de um ano e que está com a mania chata de tentar “cruzar” com as pessoas. Eu não sei o que fazer, isso dá vergonha por que ele tenta com qualquer pessoa que vem aqui. Não quero castrar o Thor por que acho que isso é uma crueldade mas também não sei como fazer o Thor parar. Alguém pode dar uma dica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *