BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Como se preparar para um concurso público?

Compartilhe:

Se você não sabe como se preparar para um concurso público, então precisa aprender agora mesmo. Afinal, é importante estudar bastante para poder estar preparado e aproveitar as poucas vagas disponíveis no momento, especialmente com a vindoura Reforma Administrativa.

Em 2021, de acordo com o Orçamento Federal do Brasil, estão previstos 53.111 novas vagas de concursos públicos federais. Claro que existem outros concursos a caminho, nos órgãos de administração estadual e municipal. Entretanto, essa quantidade de vagas varia de estado a estado e de cidade a cidade.

Se você pretende passar em um concurso no ano que vem, precisa estudar bastante pois a concorrência será muito alta. Mas como se preparar para um concurso público do jeito certo? Quer aprender? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como se preparar para um concurso público em 5 ações

Como se preparar para um concurso público

1. Selecione uma área específica

O primeiro passo para ter mais chances de passar em um concurso público é escolher uma área específica dentro das muitas opções da Administração Pública. Isso é importante para evitar cometer o erro de ter alternativas demais e não conseguir alcançar nenhuma delas adequadamente.

Afinal, é importante ter em mente que áreas muito diferentes costumam ter requisitos específicos, o que pode consumir tempo de estudo e energia. Por exemplo, imagine tentar concursos do Judiciário, mas também do IBGE ao mesmo tempo. São segmentos muito diferentes e é necessário estudar muitas coisas ao mesmo tempo. Na prática, muitas opções podem dificultar sua estratégia.

Portanto, o primeiro passo é entender qual é o segmento do governo em que você quer atuar e, com base nisso, começar a procurar por oportunidades de concursos públicos.

2. Prepare-se com uma pesquisa específica

Depois que você escolher a área que deseja e, preferencialmente, a vaga que mais quer, é hora de iniciar a sua pesquisa. O ideal é separar a sua busca em três pontos diferentes:

  • edital do concurso;
  • provas anteriores;
  • relatos de quem participou dos concursos anteriores.

A ideia é que você consiga ter uma base sólida de informações que ajudarão a traçar a sua estratégia de estudo. Os dois primeiros pontos são os mais importantes pois ajudarão a controlar a sua capacidade individual e intelectual.

O edital do concurso informará quais são as matérias e conhecimentos que você precisa ter, além de dizer o peso delas. Já as provas anteriores permitirão que você teste seus conhecimentos durante o estudo e possa testar mais como é fazer o concurso.

Já os relatos de quem participou anteriormente ajudará a se preparar emocionalmente para o estresse do concurso e muito mais. De fato, ter o relato de quem já passou por isso é muito útil, até pelas dicas que você poderá receber. Por exemplo, você poderá perguntar se o curso Estratégia Concursos é bom ou não, ou questionar qualquer outro tipo de curso especializado.

3. Estude de maneira estratégica

Todo concurso público é dividido em várias áreas. São muitos os conhecimentos que você precisará ter e, portanto, é importante dividir a sua atenção e o seu estudo de forma estratégica.

Por exemplo, suponha que um concurso tenha, digamos, 100 questões e apenas 5 delas são de Direito Constitucional (é apenas um exemplo). Com 5% do peso da prova, é seguro afirmar que essa não é das matérias mais importantes.

Ao mesmo tempo, suponha que você tem um ótimo conhecimento em Direito Constitucional, mas não é tão bom assim em Contabilidade, que tem peso de 45% da prova.

Logo, faz todo o sentido focar seus estudos na área que você não domina e tem mais peso, em vez da área que você já é bom e tem pouco impacto no resultado final.

4. Tenha um bom ambiente de estudo

Se você está pensando em como se prepara para um concurso público, então provavelmente passará um bom tempo estudando em casa. Por isso, será vital ter um bom ambiente para suas sessões de estudo.

Isso significa ter uma escrivaninha e uma cadeira confortável, um lugar com pouco barulho e sem distrações. Além disso, garanta que você terá algum lanche e água para não precisar ficar levantando o tempo todo.

5. Estimule sua disciplina e motivação

Por fim, não esqueça de estimular a sua disciplina e motivação ao estudar. Afinal, não é fácil se dedicar dias e dias a fio para dominar uma matéria para o concurso.

No entanto, saiba que esse esforço é menor com o tempo. Por exemplo, são necessários 66 dias para criar um hábito. Depois desse período (mais ou menos 2 meses), você conseguirá estudar sem fazer tanto esforço pessoal.

Ufa! Quanta coisa, não é mesmo? Como deu para ver, é preciso se esforçar muito para poder passar em uma dessas vagas. No entanto, agora que você sabe como se preparar para um concurso público, é hora de começar a se preparar para aplicar essas dicas e aumentar as suas chances quando a hora chegar.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Recomendados para você:


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *