BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Como será o Futuro das Consultas Online? Telemedicina já é realidade no Brasil.

Veja como irá funcionar a telemedicina no brasil e como vai mudar a forma de se consultar

Uma grande novidade, recentemente tomou conta dos jornais relacionados a saude e cuidados médicos. É que médicos brasileiros vão poder realizar consultas online, telecirurgias e telediagnóstico, entre outras formas de atendimento à distância, conforme a Resolução nº 2.227/18, do Conselho Federal de Medicina (CFM). O texto estabelece a telemedicina como exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde, podendo ser realizada em tempo real ou off-line.

O que é a telemedicina?

Indo direto ao assunto, a telemedicina – uma área da telessaúde – é uma especialidade médica que disponibiliza serviços a distância para o cuidado com a saúde, o que ocorre por meio de modernas tecnologias digitais que promovem a assistência médica online a pacientes, clínicas, hospitais e profissionais da saúde. Este intercâmbio de informações acontece através da internet, em plataformas online para acesso pelo computador, celular ou tablet, que garantem alta velocidade no acolhimento.

Um importante suporte para a medicina tradicional, a o sistema de telemedicina surgiu graças à evolução do conhecimento científico e ao aprimoramento dos recursos tecnológicos, levando a locais distantes o apoio de profissionais qualificados, de forma rápida, descomplicada e eficiente. Ela pode, ainda, monitorar as condições de saúde do indivíduo de forma remota e intervir quando detectar que algo está errado, antes de ser muito tarde.

Vantagens da Telemedicina

Além da maior agilidade e da mesma confiabilidade de um laudo presencial, a telerradiologia elimina a necessidade de que o hospital mantenha uma equipe presencial de radiologistas, que pode representar um custo muito alto de acordo com a demanda do hospital. Por isto, a agilidade na emissão de laudos a distância é um dos principais benefícios deste serviço.

Benefícios para o paciente

“Primeiramente, é ter acesso”, defende o médico. Para ele, todo o foco da Medicina deveria ser no paciente.

Um dos principais benefícios da Telemedicina é a possibilidade de diminuir distâncias. Para os pacientes, essa tecnologia permite o acesso à medicina de qualidade e a profissionais referência.

“Imagine um paciente que mora em uma cidade distante, dá entrada em um hospital distante, não tem um psiquiatra, um neurologista, um nefrologista. Ele teria esse acesso.”

Ericson é mestrando nos Estados Unidos, em um curso de Gestão de Saúde com foco em Tecnologia Médica. E acabou de voltar de um evento sobre o mesmo tema naquele país.

Como se dá a regulamentação?

A prática é regulamentada de acordo com as regras da Associação Americana de Telemedicina, possuindo reconhecimento nas leis brasileiras e nos conselhos de medicina. Além disso, as empresas brasileiras que prestam o serviço devem ter um médico responsável e possuir registro no conselho de medicina regional.

No Brasil, a telemedicina vem se consolidando a cada ano, demonstrando um crescimento promissor e contribuindo para uma disseminação mais efetiva da prática em programas de cooperação e assistência remota em saúde.

Por último, é necessário deixar claro que o uso da técnica não tem o intuito de substituir a medicina tradicional. Ela somente busca complementar a rotina médica, auxiliando pacientes que não podem receber atendimento de qualidade.

Conclusão

Bom pessoal, espero que tenham entendido como essa tecnologia pode te ajudar e trazer mais saúde para o povo.

Sugestões e dicas podem ser deixadas nos comentários

 


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *