Fies da pós graduação; aprenda como fazer!

Formou e a grana está curta para fazer uma pós-graduação? Saiba que você pode financiar todo seu curso e começar a pagar só depois. Conheça o Fies da pós graduação e aprenda como fazer

Já notou como a procura por emprego está cada vez mais acirrada? Os bons cargos em empresas respeitadas são almejados por centenas de pessoas cada vez mais qualificadas e preparadas para conseguir aquela vaga. Ou seja, há muito tempo a graduação deixou de ser algo exclusivo e de destaque e acabou se tornando requisito mínimo para qualquer empresa. Logo, as pessoas após “receber o canudo” buscam imediatamente se especializarem e voltam para os bancos como estudantes de pós-graduação. Se você é um desses que está buscando uma qualificação, mas está com o orçamento apertado fique tranquilo. O Governo Federal por meio do Financiamento Estudantil (Fies) irá financiar todo seu curso e você irá começar a pagar só depois? Ficou interessado? Aprenda agora como fazer o Fies da pós-graduação.

 

O que é Fies da Pós-Graduação?

fies da pos graduacao

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinada a financiar a pós-graduação de estudantes que estejam matriculados em faculdades ou instituições particulares.

Como funciona o financiamento?

As condições de financiamento do curso de pós-graduação são as mesmas para os cursos de graduação e dividias em três etapas. Entenda como funciona:

1º fase: Esse período é chamado de utilização. No período que o aluno estiver estudando ele pagará a cada três meses o valor de R$ 50,00, referente ao pagamento dos juros.

2º fase: Esse período é chamado de carência. Mesmo após a conclusão do curso, o estudante terá um período de 18 meses para começar a estabilização financeira e depois começar a pagar o financiamento. No entanto, durante esse período ele continuará pagando a cada três meses o valor de R$ 50,00.

3º fase: Essa é a fase de amortização. Após o fim do período de carência que o estudante começará a pagar o financiamento. O Fies parcela a dívida até três vezes o período do seu curso. Por exemplo: Se sua pós-graduação teve a duração de 2 anos, você terá até 6 anos para quitar o financiamento.

 

Como se inscrever?

O primeiro passo é verificar na própria instituição se ela aderiu ao Fies. Confirmado isso, siga os passos abaixo:

  • Faça sua inscrição em qualquer período do ano no site do programa: http://sisfiesportal.mec.gov.br/index.html

  • Após a inscrição o estudante receberá um e-mail para validação do seu cadastro.

  • A validação é feita na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) localizada na própria instituição de ensino. O estudante tem até dez dias após a inscrição para realizar a validação.

  • Feita a validação o estudante tem mais dez dias para comparecer na instituição bancária e contratar o financiamento.

 

O Fies é uma ótima oportunidade para quem deseja se especializar e se destacar no mercado de trabalho e se aperfeiçoar intelectualmente. O Fies pode ser feito por todas as pessoas que estejam com matrícula ativa em uma instituição de ensino e pode ser solicitado em qualquer período do ano, não perca essa oportunidade.

Gostou da matéria? Você já fez financiamento pelo Fies ou conhece alguém que fez? Conte pra gente sua experiência ou deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Já falamos aqui também sobre o programa educa mais brasil 2015, sugiro a leitura do artigo Bons estudos e até a próxima.

Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *