Fies: veja como financiar seus estudos!
Precisa estudar e não tem dinheiro? veja como o programa FIES pode te ajudar a realizar esse sonho!
No artigo de hoje, vamos explicar como é possível estudar com um financiamento que pode fazer a diferença em suas finanças. Iremos te contar como o Fies do governo pode mudar a sua vida.Acompanhe conosco.
Cursar a graduação ou a pós graduação é, hoje em dia, mais que o sonho de muita gente: é uma necessidade. A graduação é super importante para conseguir um bom emprego e se dar bem no mercado de trabalho. É por isso que, o governo federal, em parceria com o ministério da educação, desenvolveu uma série de programas de auxílio para que jovens vindos de famílias mais necessitadas tenham a oportunidade de ingressar em uma graduação e até mesmo, em uma pós graduação, um mestrado e doutorado.
Programas de auxílio na educação
Há diversos programas de auxilio a educação, tanto técnica quanto de graduação. Os programas de âmbito nacional mais conhecidos são o Sisutec, o Pronatec, O Sisu e o Prouni. Ambos oferecem vagas gratuitas em ensino técnico, com o Sisutec e o Pronatec, e também, vagas gratuitas em universidades privadas, como o Prouni. Para concorrer a uma bolsa, seja ela integral ou parcial, pelo Prouni, o aluno deverá ter concluído o ensino médio em escola pública ou em escola particular como bolsista integral. Para participar, o aluno também deverá ter realizado o Enem a partir do ano de 2009, além de ter, comprovadamente, uma renda baixa.
Além das bolsas do Prouni, o governo federal também criou uma outra alternativa para aqueles que desejam estudar em uma universidade privada, mas não tem condições de arcar com os estudos e também que não conseguiram, ou que não podem, possuir uma bolsa do Prouni. Esta alternativa é o financiamento do Fies. Este é um financiamento facilitado, com ótimas condições de pagamento, além de taxas de juros reduzidos.
O que é o Fies?
O Fies, é o Fundo de Financiamento Estudantil, que é destinado para o pagamento de graduação e também de pós graduação em instituições particulares de ensino superior. O Fies oferece financiamentos de 100% do curso ou de 50% do curso. Para participar do Fies o aluno deverá ter realizado a prova do Enem a partir de 2009 e estar regularmente matriculado em uma instituição privada de ensino superior, que seja parceira do sistema Fies. O aluno deverá realizar sua inscrição no sistema online do SisFies informando todos os seus dados. O Fies é oferecido por duas instituições bancarias, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
Como solicitar o Fies
Para solicitar o FIES, é necessário contar com um Fiador. A modalidade de financiamento trabalha com dois tipos de fianças: convencional e solidária. Na primeira opção, a pessoa que se propõe a ser fiadora precisa ter renda igual ao dobro do valor da mensalidade. Já a segunda forma de fiança é formada por um grupo de 3 a 5 pessoas que comprovam os rendimentos.
Estão dispensados da obrigação de apresentar fiador os estudantes de licenciaturas, bolsistas parciais do ProUni e alunos com renda de até 1,5 salário mínimo.
Fies da Pós Graduação
O Fies para a pós graduação funciona igualmente ao Fies da graduação. Para se inscrever o aluno deverá estar matriculado em um curso de mestrado ou doutorado e ter nota positiva no Enade. O Fies da pós graduação não é concedido para cursos de especialização e MBA. Em ambas as contratações, o pagamento do fies funciona da seguinte maneira: o aluno, a cada 3 meses, deverá realizar um pagamento de R$50,00 correspondentes aos juros do financiamento. Após concluir o curso, o aluno ainda terá o prazo, que é opcional, de 18 meses para começar a pagar o financiamento, que deverá ser quitado em até 13 anos.
Um programa também muito legal para quem deseja estudar é o Prominp que tem bolsas na área de petróleo.
Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!