BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Prominp: bolsas para área de petróleo!

Quer se qualificar para a área de petróleo e gás? Conheça as  bolsas do Prominp e entre nesse mercado promissor.

A corrupção recente na Petrobrás escancarou algo que todos nós já sabíamos: que a área gera muito dinheiro, mas que também tem profissionais corruptos. A polícia federal já prendeu bastante gente e aos poucos a Petrobrás e suas empresas irão recuperar seu prestígio no mercado.

Mesmo com isso tudo, o Brasil tem se destacado pelas grandes conquistas na área de petróleo, principalmente depois da descoberta do pré-sal. A quantidade do óleo que será capaz de ser extraída do nosso território colocará o país em patamar de concorrência com grandes outros produtores, como por exemplo, o Oriente Médio. No entanto, não adianta termos petróleo sobrando se não temos profissionais qualificados para exercer funções tão importantes. Visando isso, o Governo Federal criou o programa Prominp – Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural, que tem como objetivo qualificar pessoas no setor petrolífero, através de bolsas e auxílios. Ficou interessado? Saiba mais sobre o programa e como participar.

Prominp – do que se trata?

prominp

A sigla Prominp significa Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural e foi criado em 2003 pelo Governo Federal. Os cursos acontecem em cidades próximas a empreendimentos e projetos no setor de petróleo e gás. Esses projetos podem estar previstos para os próximos anos ou já estar em fase de execução. São 14 estados participantes: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

Para conseguir entrar nos cursos oferecidos pela Prominp, é necessário ficar atento às propagandas exibidas no site, checar quando os editais forem disponibilizados para não perder o prazo para as inscrições na Prominp. Todas as novidades sobre Petróleo e Gás são disponibilizadas oficialmente no site pelo Ministério de Minas e Energia.

Como participar do programa?

Existem dois meios de participar do programa. O primeiro modo é chamado de Aluno-Público, no qual a pessoa para ganhar a bolsa precisa participar de um Processo Seletivo (prova). A prova é dividida entres os níveis, básico, médio, técnico e superior. Nessa mesma categoria, se a pessoa selecionada estiver desempregada o Governo Federal arca com o pagamento de auxílios mensais. Já o segundo modo é o Aluno-empresa, onde quem fica responsável pela escolha dos alunos é a própria empresa. Lembrando que a empresa deve estar ligada com o setor de petróleo e gás.

prominp bolsas

Onde me inscrever para o porminp?

O Processo Seletivo para o prominp não ocorre todo ano e sim de acordo as necessidades (o último ocorreu em 2012). O ideal é você ficar de olho no portal da prominp no site (www.prominp.com.br), onde será divulgado o edital, com todas as informações necessárias. As inscrições são feitas no site (www.cesgranrio.org.br), onde também será divulgado o edital do Processo Seletivo.

A conclusão do curso não garante a contratação imediata, mas possibilita trabalhador de concorrer a vagas futuras de emprego. Para auxiliar nisso, o Prominp possui um banco de currículos no seu site onde é possível consultar e recrutar profissionais qualificados que já fizeram os cursos. Este arquivo online está disponível para consulta, por empresas do setor previamente cadastradas, na seção do “Portal de Qualificação Profissional”. A previsão é que o programa ofereça até 17 mil vagas para os cursos gratuitos até 2017.

O Prominp é mais um método do Governo Federal qualificar os profissionais e deixa-los cada vez mais preparados para as exigências do mercado, principalmente no setor petrolífero. Se você já trabalha na área ou moro em regiões ligadas direta ou indiretamente com esse setor fique atento à essa oportunidade.Jáfalamos aqui também sobre o pronatec e o Educa mais brasil que também podem te ajudar a se qualificar.

 

Gostou da matéria? Na sua região tem setores ligados ao petróleo? Conte pra gente ou deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Espero ter ajudado e até a próxima.


Seja um visitante premium, receba nossas novidades no email:

Digite seu email :

Delivered by FeedBurner

Sobre Analice

Analice Gomes é redatora, blogueira e estudante de moda. Adora ler e viajar e vive compartilhando dicas e toques legais com vocês aqui no Comofazer.etc.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *