Penalidades para quem não paga o IPVA
O Mês de julho será o prazo final para quem decidiu efetuar o pagamento do IPVA parcelado, e quem não efetuou o devido pagamento das parcelas terá que gerar uma nova guia para pagamento e desta vez sem parcelas e sim se tiver mais de uma parcela em atraso terá que quitá-las todas de uma única vez.
Quais são as Penalidades para o Não Pagamento:
O não pagamento gera penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro, e o Departamento de Trânsito do Paraná efetuou uma lista de consequência que o motorista terá que enfrentar caso não tenha efetuado o pagamento de todas as parcelas.
Principais Obrigações:
O IPVA é de cobrança da Secretaria do Estado da Fazenda, e o Detran, por sua vez, tem a obrigação de orientar os proprietários do veículo, assim quando o imposto não é pago implica na documentação do veículo, e atrapalha na venda e compra, transferência e fiscalizações do mesmo.
Com o imposto não pago o proprietário não recebe o certificado de licenciamento do veículo, que por sua vez é obrigatório e que somente será emitido após o pagamento do imposto. Sendo que o período de pagamento do licenciamento para este ano de 2014 terá início em agosto e terá o vencimento conforme o número da placa do veículo.
O não pagamento do IPVA além de implicar nos documentos de transferência de veículo também não será emitida a certidão negativa de débitos do proprietário. Por isso é sempre bom estar de olho.
Como pagar o Imposto:
Poderá pagar o imposto através de boleto impresso no site da Fazenda em serviços rápidos. Lembrando que os municípios recebem 50% do valor arrecadado do IPVA, tudo de acordo com o número de veículos emplacados na localidade.
Artigo cedido pelo blog: https://licenciamento2019.info – Licenciamento 2019
isso ja esta um absurdo, a população tem que reverter isso