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Quais os documentos necessários para financiar uma casa pela caixa econômica federal

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O financiamento se tornou uma das formas de facilitar o sonho de muitas pessoas para adquirir a casa própria, visto que ele auxilia aqueles que não possuem o valor total do imóvel para pagar à vista, o que acontece em grande parte dos casos. Sendo assim, o financiamento permite que você adquira sua casa ou apartamento pagando prestações ao banco que podem durar até 35 anos. 

Contudo, é importante lembrar que esse processo não é tão simples, exigindo o pagamento de juros, amortizações, comprovação de renda e diversos outros documentos. A Caixa Econômica Federal é uma das instituições financeiras mais conhecidas e procuradas para o financiamento, visto que possui juros menores e mais facilidade para aprovar o crédito. Sendo assim, no post de hoje vamos falar quais são os documentos necessários para que você consiga sua aprovação. 

Quais são os documentos necessários para solicitar o financiamento da Caixa?

financiar uma casa pela caixa econômica federal

  1. Documento de identidade

Esse documento é bem simples, mas ainda assim existem pessoas que têm dificuldades. Ele deve estar válido e em bom estado de conservação para ser utilizado, não devendo estar rasgado, com foto caída ou ainda que tenha partes difíceis de enxergar. Os documentos de identidade aceitos pela Caixa são:

  • Carteira de identidade: Ele não possui validade, mas deve estar bem conservado. Aqui, caso o CPF já esteja presente, não é necessário entregar o documento individual;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH): Precisa estar dentro do prazo de validade e ainda não deve estar próximo do vencimento, visto que o financiamento pode demorar aproximadamente 45 dias. Caso ele vença dentro desse período é necessário realizar outro processo de aprovação. Como a CNH já possui o CPF identificado, não é necessário entregar esse documento.
  • Documentos profissionais de órgãos de classe (CREA, CRM, OAB): Importante verificar a validade do documento, não sendo necessário apresentar o CPF, caso ele já esteja incluído no registro.
  1. CPF

Ainda que muitas pessoas possuam o cartão do CPF, ele não é necessário quando já está incluído em algum documento citado acima. Caso você não possua o cartão, é possível imprimir o comprovante de inscrição no site da Receita Federal. 

  1. Comprovante do estado civil

Para solteiros é preciso apresentar a certidão de nascimento, e para os casados a de casamento. Agora, caso você seja divorciado ou separado é necessário apresentar a certidão de casamento com averbação da separação ou divórcio. Por fim, se possuir pacto antenupcial é necessário apresentá-lo junto com a certidão. 

  1. Comprovante de endereço

Ele precisa estar atualizado e quando possível e preferencialmente, possuir o nome do solicitante. Não é necessário ser conta de água ou luz, podendo ser qualquer comprovante, até mesmo fatura do cartão de crédito. 

  1. Comprovante de renda

Para quem é formalizado e assalariado é necessário apresentar o contracheque com limitação de no máximo dois meses antes da proposta. Agora, empresários formalizados precisam apresentar o pró-labore do mês anterior (com recolhimento de DARF, se for o caso) e também a declaração do Imposto de Renda do último ano (não podendo estar enquadrado como isento). 

Já para os informais, as exigências são um pouco maiores. Atualmente a Caixa não aprova valores de renda informal quando são superiores a R$ 1.903,98, sendo assim, caso você possua renda informal maior do que esse valor, a caixa irá considerar apenas ele. Se você possuir os dois tipos de renda, a soma de ambas não pode ultrapassar também esse valor. Para a renda informal ainda é necessário entregar documentos extras, como fatura do cartão de crédito, extrato bancário referente à conta corrente do solicitante, conta de telefone, entre outros. 

  1. Declaração do Imposto de Renda

Ela é obrigatória para todos que não são isentos, devendo ser apresentada a declaração do último período e também tudo o que contém nela, assim como a folha de rosto e também recibo de entrega. Se for isento não é necessário apresentar nenhum documento. 

  1. Extrato FGTS

Se desejar utilizar seu FGTS na compra é preciso apresentar o extrato atualizado, que pode ser adquirido online. 

  1. Carteira de trabalho

Assalariados devem apresentar a carteira de trabalho, entregando as cópias da folha de rosto, de classificação, contratos de trabalho, folha posterior ao último contrato e aquela que possui o número do PIS.

Lembre-se de assim que iniciar o processo e começar a escolher seu imóvel junto à imobiliária já separar e atualizar todos os documentos. Isso porque, assim que o banco solicitar os itens necessários você não irá precisar correr atrás de última hora. Além disso, para que sua solicitação seja aprovada com maior facilidade, é muito importante checar se seu CPF não está negativado, se possui dívidas, verificar seu SCORE e até mesmo começar a realizar ações para que ele aumente. Assim, quando sua solicitação for aprovada você já poderá fechar negócio com sua imobiliária e por fim conquistar a casa dos seus sonhos. 

 

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Sobre Almy Fróes

Almy Fróes é Analista de TI, problogger e entusiastas de novas tecnologias, além do Comofazer.etc.br escreve no Guia dos solteiros & mestre dos sites

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