Piloto de avião – veja o que é preciso pra virar um!
Quer trabalhar nos ares? veja o que é preciso fazer para ser piloto de avião.
Ser um piloto de avião e um dos sonhos mais comuns entre crianças que começam a pensar no seu futuro, e ficam deslumbradas com aquelas pessoas que comanda com tanta propriedade uma máquina tão grande e imponente. Mas antes de ser um sonho infantil, pilotar um avião é uma profissão importantíssima e muito valorizada tanto para os pilotos civis como militares, sendo uma posição de destaque em qualquer instituição.
Aquele que pretende se tornar um piloto de avião (homens ou mulheres) e que possuem o sonho de trabalhar nas alturas, precisam muito mais do que imaginação para poder conquistar esse objetivo. Para pilotar um avião uma pessoa precisa de muito estudo e muita dedicação, sendo que muitos ficam pelo caminho, tanto por restrições físicas como por obstáculos psicológicos aparentemente intransponíveis. Mas aqueles que persistem e que terminam no comando das grandes e poderosas aeronaves descobrem que nada nesse mundo é impossível, que não há barreira intransponível e que o único obstáculo que devemos vencer é a nossa própria mente, que nos prega peças o tempo todo o sabota muitas vezes o nosso sonho. Aqueles que chegam lá ganham não só o orgulho próprio, mas a admiração de parentes, amigos e colegas de profissão, que reconhecem todo o esforço e toda a concentração em um objetivo tão nobre e difícil.
Passos de uma carreira
O futuro piloto deverá primeiro escolher o ramo de aviação que pretende trabalhar, para saber os passos e o caminho a ser seguido sem erros. Se você escolher a aviação civil, terá mais opções de trabalho, mesmo que tenha que desembolsar muito dinheiro para conquistar o seu sonho. Isso porque as escolas de aviação são caras e exigem muito do futuro piloto, sendo um caminho difícil, apesar de muito gratificante. Após a conclusão do curso na escola de aviação que você escolher(após uma minuciosa pesquisa, claro), você precisara conseguir as horas de vôo necessárias para a maioria da companhias aéreas. Para isso, deverá mais uma vez desembolsar uma boa quantia para poder pilotar e ganhar experiência, para depois tentar acessar uma empresa aérea que possa contratar você. Esse processo poderá durar anos, e muitas vezes o piloto só consegue o tão sonhado emprego depois de muito tempo tentando, ou de muito tempo na peleja para conquistar as tão necessárias horas de voo.
Piloto de avião – que é necessário?
Se você escolher o ramo militar da aviação, vai precisar pagar menos mas passar por algumas provações a mais. Primeiro, a prova para a academia da força aérea(ou para a academia militar do exército, no caso de você optar por ser piloto de helicóptero), que é uma prova disputadíssima e que seleciona muito os seus candidatos. Depois de passar na prova, há um rigoroso exame físico, que corta ainda boa parte dos candidatos e apenas admite aqueles que possuem plenas condições de pilotar. Depois disso, cinco anos entre a escola preparatória de cadetes do ar (EPCAr) e a Academia da Força Aérea(AFA) são o que esperam você antes de ser um piloto profissional. Nesse meio termo, o próprio sistema, provas e exercícios seleciona ainda mais os candidatos, sendo que os que restam e finalmente se formam são os realmente aptos e vocacionados à profissão.
O desafio
Depois de ler tantas exigências e tantos teste para se tornar um piloto, muitas pessoas podem achar que é trabalho demais ou difícil demais. Mas não há dúvidas de que aqueles que buscam a profissão e que possuem a determinação para ser um piloto (civil ou militar), apenas encararam as informações acima como mais um desafio. E é isso que eles realmente procuram, já que a determinação e o destemor são os grandes pré-requisitos para a formação de um piloto. Os realmente vocacionados serão atraídos pelas dificuldades e trabalharão dia a dia para conquistar o objetivo final.
Conclusão
Espero que gostem dessas informações pessoal. Para quem precisa estudar ainda , sugiro ler sobre o google classroom que é bem interessante.
Sugestões e dicas podem deixar nos comentários.